Não só é possível saber que você é salvo, como também é vital para uma vida cristã frutífera.
Algumas pessoas ficam chateadas com essa ideia porque elas estão confusas sobre por que temos certeza. Elas pensam que a salvação é conquistada por sermos bons. Se isso fosse verdade, dizer “Eu sei que vou para o céu” seria arrogância. Mas essa ideia toda está errada. A salvação não se baseia na nossa bondade, mas na bondade de Jesus.
Ele viveu uma vida perfeita, morreu em nosso lugar e tomou o nosso castigo. Por causa disso, o crente não conquista a sua salvação, nem a guarda por si mesmo. Cristo a conquistou por ele, e Ele a guarda por ele!
Isso pode soar novo para alguém que nunca ouviu, mas não é falso. A Bíblia ensina isso claramente. Veja os seguintes argumentos bíblicos para saber que você é salvo. Tire um tempo para ler esta lista devagar, com atenção e com fé na Palavra de Deus.
1. Argumentos das Promessas de Deus
- O Propósito de I João: A carta de 1 João foi escrita para que os crentes pudessem saber que têm a vida eterna.
Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna… (I Jo 5.13) - O Agarrar do Pai: Jesus prometeu que os crentes estão na sua mão e na mão do Pai. Ninguém pode tirá-los de lá.
…e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. (Jo 10.28-29) - O Amor Inseparável de Deus: O livro de Romanos promete que nada em toda a criação pode separar um crente do amor de Deus.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus… (Rm 8.38-39) - A Promessa de Deus de Terminar a Obra: O Deus que começou a boa obra da salvação em você prometeu completá-la.
Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo: (Fp 1.6) - A Herança Guardada: A sua herança (o céu) está guardada no céu para você, e você está sendo “guardado na virtude de Deus” na terra para recebê-la.
Para uma herança… guardada nos céus para vós, Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação… (I Pe 1.4-5) - A Promessa de Nunca Deixar: Deus prometeu que nunca abandonará os seus filhos.
…porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. (Hb 13.5) - A Promessa de Guardar Você: A sua segurança depende do poder de Deus para guardar você, não do seu poder de se segurar.
Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, (Jd 24) - A Vocação Imutável: Os dons (como a salvação) e a vocação de Deus são “sem arrependimento”, o que significa que Deus não muda de ideia nem os toma de volta.
Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento. (Rm 11.29) - A Promessa de Deus de Esquecer os Pecados: Como parte da Nova Aliança, Deus promete perdoar completamente os pecados dos crentes, declarando que “jamais me lembrarei” deles. Se Deus não leva mais os seus pecados em conta contra você, a sua salvação está segura.
E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades. (Hb 10.17)
2. Argumentos sobre o que a Salvação É
- O Significado de Vida “Eterna”: O dom é chamado de vida “eterna”, não “temporária”. Pela sua definição, não pode acabar.
Na verdade, na verdade vos digo que, quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna… (Jo 5.24) - Uma Obra Terminada: O único sacrifício de Cristo “aperfeiçoou para sempre” aqueles que são salvos. A sua obra está completa.
Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados. (Hb 10.14) - Um Dom Gratuito, Não Pagamento: A salvação é um dom da graça, recebido pela fé, “não vem das obras”. Visto que você não fez obras para ganhá-la, você não pode fazer obras para perdê-la.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé… é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. (Ef 2.8-9) - Um Novo Nascimento: Você “nasceu de novo” como um filho de Deus. Este é um evento único. Você não pode “des-nascer” da família de Deus.
…deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus… Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível… (Jo 1.12; 1 Pe 1.23) - A Escolha de Deus Antes do Mundo: A salvação não é um acidente. Deus escolheu os crentes “antes da fundação do mundo”. Visto que a sua escolha foi feita antes mesmo de você existir, ela não pode ser desfeita pelas suas ações.
Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; (Ef 1.4) - A Semente de Deus no Crente: Porque um crente é “nascido de Deus”, a “semente” de Deus (a sua nova natureza divina) permanece no crente. Esta nova natureza o impede de viver no pecado como um estilo de vida.
Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. (1 Jo 3.9) - Uma Decisão Final: Quando você crê, Deus, o Juiz, declara você “justificado” (justo) e remove toda a condenação. Este veredito é final.
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. (Rm 8.1) - O Espírito como “Selo” (Garantia): O Espírito Santo é dado ao crente como um “selo” e um “penhor” (garantia) de que você pertence a Deus.
…fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança… (Ef 1.13-14) - O “Testemunho” do Espírito: O Espírito Santo dá um testemunho ao seu próprio espírito, confirmando que você é um filho de Deus.
O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Rm 8.16) - Uma Corrente Inquebrável: O plano de salvação de Deus é uma corrente completa. Todos que Ele “justificou” (salvou), Ele também “glorificou” (garantiu para o céu).
…e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou. (Rm 8.30) - Cristo como Defensor: Jesus está vivo no céu como o seu Sumo Sacerdote. Ele “vive sempre” para orar por você (interceder) e para ser o seu Advogado quando você peca.
…pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles… temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. (Hb 7.25; I Jo 2.1)
3. Argumentos de Exemplos Bíblicos
- O Ladrão na Cruz: Este homem foi salvo momentos antes de morrer, sem tempo para boas obras. Jesus lhe deu certeza imediata, dizendo:
…Hoje estarás comigo no Paraíso. (Lc 23.43) - A Mulher Pecadora: Depois que ela lavou os pés de Jesus, Ele lhe disse que a salvação dela era uma realidade presente. Ele disse:
…A tua fé te salvou; vai-te em paz. (Lc 7.50) - Zaqueu, o Coletor de Impostos: Quando Zaqueu creu, Jesus declarou a sua salvação, dizendo:
…Hoje veio a salvação a esta casa… (Lc 19.9) - A Certeza do Apóstolo Paulo: Paulo não tinha esperança de ser salvo; ele sabia. Ele escreveu:
…porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. (II Tm 1.12)
É compreensível que alguns destes argumentos possam exigir mais tempo de estudo para serem totalmente compreendidos. No entanto, há certamente argumentos claros e simples suficientes nesta lista. Qualquer pessoa honesta e de fé, que seja mais comprometida com as Escrituras do que com opiniões pessoais, achará estes argumentos bíblicos satisfatórios.