“Dizia na minha pressa: Todos os homens são mentirosos” (Sl 116:11).
Introdução
Quem já chegou a falar: “Eu não consigo confiar em ninguém! Todo mundo fala mentiras”?
O salmista chegou a esta mesma conclusão. Ainda que ele dissesse isso na pressa dele, (sem mencionar o justo que agora abomina mentiras (Pv 13:5)), ele tinha razão. As mentiras no mundo são muitas, e infelizmente vêm diretamente do coração do homem (Mt 15:19).
Pior ainda, as mentiras do homem são tão sutis, que em muitos casos, nós nem percebemos que estamos enganando os outros. É necessário, então, buscar discernimento, porque a mentira não é de Deus; é do diabo (Jo 8:44). Todo crente deve procurar a evitar o uso do engano, porque não vive na terra para colocar as pessoas nas trevas, mas ao contrário, para ser a luz do mundo (Mt 5:14)!
Toda discussão profunda sobre mentiras inclui as mentiras normalmente justificadas pela maioria, inclusive por muitos crentes. Para não causar confusão, iremos analisar estas primeiro.
Mentiras Justificadas pela Maioria de Pessoas
Antes de tudo, existe mentiras aceitáveis? Ou seja, existe mentiras que não são malignas, mas, em certos casos, são até boas? Há debates sobre isso, mas afinal das contas, existe algumas mentiras que, pelo menos, a maioria das pessoas vão justificar, e precisamos mencioná-las.
Mas, por favor, preste atenção.
Nós não queremos cair na armadilha pela qual usemos algumas mentiras consideradas justas para justificar mentiras obviamente malignas. Se alguém, depois de considerar isso, falar: “Ah! Então, podemos mentir!”, então ele criará grande confusão aos outros, e por não explicar, estará enganando mais ainda!
Agora vamos considerar alguns casos.
Deus sabe o poder do engano, e ainda que não seja o pai da mentira (Jo 8:44), utiliza a natureza corrupta do homem para enganá-lo, porque muitas vezes, o homem prefere uma mentira. Por exemplo, a Bíblia fala do “espírito de mentira” colocada na boca dos falsos profetas por Deus mesmo (I Rs 22:23); ou, no Novo Testamento fala dos últimos dias, nos quais, “Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira” (II Ts 2:11). Note que Deus não conta mentiras nestes casos, mas aproveita a inclinação maligna do homem, o deixando acreditar em falsidades.
Interessantemente, Deus até colocou engano na natureza. Cada animal camuflado, por exemplo, para não ser presa, está enganando o predador. Isso, não sendo necessário antes da queda do homem, provavelmente faz parte das mudanças que vieram depois da entrada do pecado do homem no mundo (Gn 3).
Além destes casos, vamos considerar outras categorias de mentiras normalmente não consideradas malignas (pela maioria das pessoas):
- Mentiras Brancas
- Definição: As que se falam para proteger o outro da dor da verdade.
- Exemplo: Quando um marido fala que o novo vestido da sua esposa é bonito, mas na realidade, não é.
- Note, nós não estamos promovendo esta mentira, mas simplesmente reconhecendo que este tipo de mentira existe, e que muitos vão justificá-la. Nós, porém, sabemos que esta mentira terá resultados não muito bons, se ela for na presença dos outros, que, sendo mais sinceros, falam que o vestido, na verdade, é muito feio.
- Mentiras Benéficas
- Definição: As que se falam para proteger alguém de grande perigo.
- Exemplos Bíblicos
- As parteiras protegeram os bebês por uma mentira (Êx 1:15-21).
- Raabe, a meretriz, protegeu os espiões israelitas, porque temiam a Deus (Js 2:1-7; Hb 11:31).
- Note que nestes casos, talvez fosse possível confiar em Deus, sem mentir, podendo ver Deus operar um milagre, mas não aconteceu assim. As pessoas mentiram. Afinal de contas, Deus não julgou estas pessoas pelo engano, mas abençoou a fé demonstrada.
- No Novo Testamento, notamos a perseguição dos santos. Muitos morreram como mártires, porque não mentiram. Admitiram a sua fé em Jesus, e perderam as suas vidas. Deus não critica esta sinceridade, mas sim, a louva e a honra.
- Em guerra, porém, que também é algo de grande perigo, a camuflagem e outras formas de enganar o inimigo são comuns e consideradas aceitáveis para proteger o povo de grande perigo. A maioria não considera estas mentiras erradas, mas justas e necessárias.
- Mentiras Divertidas
- Definição: As que se falam para brincar.
- Exemplos
- As que são usadas para esconder uma festa de aniversário surpresa
- As pegadinhas que se fazem para fazer as pessoas rirem; todavia, a Bíblia não fala bem destas brincadeiras (Pv 26:18, 19)
Provavelmente, podem se incluir outras formas de enganar pessoas, como por exemplo, roupa ou maquiagem usada para esconder defeitos corporais. A maior parte destas coisas não são consideradas malignas, e são, em muitos casos, até valorizados por todos. (Pode rir, mas é a verdade.)
Mentiras Não Justificadas pela Maioria
Então, o verdadeiro foco desta mensagem são mentiras malignas, cujos alvos são para ou esconder o pecado, ou destruir os outros, ou ir atrás de lucro de uma forma desonesta. Estas, sem sombra de dúvida, são contra a vontade de Deus. Todas estas mentiras são claramente pecado, e abomináveis a Deus.
- Mentiras Enganosas: Dois Tipos
- Ocultação: A verdade falada para esconder outra verdade.
- Exemplo 01 – Pecador esconde pecado.
- Exemplo 02 – Vendedor esconde defeitos ou falhas.
- Exemplo 03 – Jornalista esconde fatos.
- Falsificação: Falar algo plenamente falso.
- Ocultação: A verdade falada para esconder outra verdade.
- Mentiras Maliciosas
- Definição: As que destroem o nome, caráter, vida ou progresso do outro
- Exemplo 01 – Fofoca (com mentiras) (Pv 26:20)
- Exemplo 02 – Falso Testemunho (no tribunal) (Êx 20:16; Pv 19:9)
Maneiras de Mentir
Já notamos as categorias das mentiras, mas existe também várias maneiras de enganar os outros. Através destas, a pessoa consegue enganar (1) sem parecer mentiroso, e/ou (2) sem perturbar 100% a sua consciência. Ele ainda está mentindo, mas a força parece menos.
- Exagerar – Aumentar a verdade
- Exemplo 01: Procurar uma reação maior do ouvinte
- Exemplo 02: Justificar o excesso de uma reação a algo
- Minimizar – Diminuir a verdade (o oposto de aumentar)
- Meia Verdade – Usar parte da verdade para esconder a outra parte
- Exemplo 01: O jovem que fala que foi para a casa do seu amigo, mas não fala que também foi para a casa de uma moça
- Exemplo 02: O mecânico que fala do que consertou no carro sem mencionar o que quebrou também.
- Mudar de assunto – Falar de outra coisa para escapar a verdade
- Encobrimento – Fazer ou falar algo para esconder a verdade
- Fake News – Criar algo falso para persuadir os outros
- Citação Fora do Contexto – Citar as palavras de alguém fora do contexto do contexto delas para alterar o verdadeiro significado delas
- Buraco de Memória – Destruir ou alterar as evidências
- Perjúrio – Ato intencional de prestar um juramento falso ou violação do juramento
- Língua Repartida – Falar uma coisa, mas quer dizer outra
Os Termos Usados
Mentiras, então, existem em tantas categorias e de tantas maneiras, que há um grupo grande de palavras utilizadas para mencioná-las. Algumas palavras são: Balela, Blefe, Burla, Engano / Enganação, Embromação, Evasão Fiscal / Sonegação de Impostos, Falsidade, Farsa, Fingir, Fraude, Impostura, Lavagem de Dinheiro, Logração / Logramento, Ludíbrio, Iludir e Tapear.
A Origem da Mentira
A mentira, portanto, quando o seu objetivo é para ou (1) esconder pecado, ou (2) quebrar a lei ou (3) destruir os outros, não vem de Deus, mas do diabo. Jesus, lembrando-se da vez que Satanás tentou Eva no jardim (Gn 3:1-6), disse: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira“ (Jo 8:44).
Deus é fiel, e não pode mentir (Nm 23:19; Tt 1:2; II Tm 2:13).
Precisa se entender que estas mentiras, então, não são algo inocente ou justificável. São pecado contra a própria natureza de Deus. Jesus é a verdade (Jo 14:6), e as mentiras são consequentemente a ausência da presença dEle.
O Desenvolvimento do Mentiroso Em 7 Degraus
Quando alguém utiliza e justifica mentiras, ele começa a descer num buraco muito perigoso. Há sete degraus nesta descida. São organizados pelas letras da palavra MENTIRA:
M |
Mentira Simples |
Produto do Coração Humano |
Mt 15:19 |
E |
Esconder Com Novas Mentiras |
Processo de Se Proteger |
II Sm 11:8, 13, 15 |
N |
Novo Hábito de Mentir |
Prática da Mentira |
Ap 22:15 |
T |
Tirar a Verdade da Sua Mente |
Proibir a Entrada da Verdade |
Rm 1:18 |
I |
Inventar Justificativas |
Promover o Uso de Mentiras |
I Rs 21 |
R |
Racionalização |
Prevenir o sentimento da culpa |
Jr 17:9 |
A |
Autoengano |
Programado para Crer na Mentira |
Rm 1:25 |
O Fim do Mentiroso
A nossa salvação vem por Jesus, a verdade (Jo 14:6). Ele disse: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8:32). Se alguém, não receber Jesus, mas continuar na mentira, continuará sendo preso pela mentira.
Deus diz: “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite” (Pv 12:22). Isto quer dizer que os lábios mentirosos lhe dão nojo.
Além disso, Ele diz: “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte” (Ap 21:8).
Notamos que Ele enfatiza: “TODOS os mentirosos.” Ser mentiroso não é brincadeira com Deus. Deus reserva parte do lago de fogo para todos os mentirosos!
A Esperança para os Mentirosos
Há, porém, grande esperança! O mentiroso pode ser transformado por Deus. Não precisa morrer nas suas mentiras! A salvação mata o “homem velho” com todas as suas mentiras, e dá ao crente a nova oportunidade de se revestir do “novo homem” (Ef 4:25; Cl 3:9).
Se você percebeu através desta mensagem que é mentiroso e sem salvação, por favor entre em contato conosco! Jesus quer ser seu Salvador! Nós queremos ajudá-lo a conhecê-LO!